Top 5 autores: #J.K. Rowling

Categoria: Literatura  | Tags: Top 5
Onde comprei: Coleção Harry Potter: livrarias aleatórias | Coleção Harry Potter - Edição Limitada: Submarino | Harry Potter - Coleção Completa DVD: Saraiva | Cachecol Corvinal: Mercado Livre | Broches Harry Potter: ganhei da Saraiva faz teeeeeeempo | Harry Potter Wizard's Wand And Sticker Book, Harry Potter Golden Snitch Kit, Harry Potter Timer-Turner Kit e Harry Potter Divination Sticker Kit: Saraiva | Brinco Relíquias da Morte, Colar Relíquias da Morte e Anel Óculos Harry Potter: Sempre Joias
Onde comprei: Harry Potter - A Magia do Cinema: Saraiva | The Tales of Beedle the Bard e Fantastic Beasts and Where to Find Them: Saraiva | Kit Livros - A Biblioteca de Hogwarts: Submarino | O Livro das Criaturas de Harry Potter: Submarino | Lápis Harry Potter: ganhei e nunca vou usar | Quadrinhos Harry Potter: minha mãe fez. 
Além de coisas sobre Harry Potter, também tenho o Morte Súlita e O Chamado do Cuco dela. Ainda não li nenhum deles por motivos de: procrastinação. Muita coisa pra ler e sempre vou deixando pra depois esses.
Acho que era meio óbvio que a J.K. estaria nessa lista, né? Harry Potter foram os livros que me fizeram gostar de ler, e acho que sempre vão ter um espaço no meu coração por isso. 



Top 5 autores: #1 Vladimir Nabokov

Categorias: Literatura | Tags: Top 5

Para inaugurar o blog, decidi começar um "top 5" de autores preferidos.
E acho que nada mais justo do que começar com o Nabokov, visto que o "Lolitando" é uma homenagem à sua obra mais famosa - e minha preferida.

Acho que a primeira vez que li Lolita foi lá por 2009/2010. Lembro que peguei na biblioteca da escola e era aquela edição bonitinha da Biblioteca Folha/O Globo, que até hoje procuro pra comprar e nada. Gostei muito na época, e acho que um dos motivos é que não tinha escutado muito sobre, fui meio sem saber do que se tratava ler (eu sei, é um milagre, visto o quanto é famoso).
E bem, cheguei a conclusão que Lolita é o tipo de livro que devia ser lido sem expectativa ou aquela hesitação por er tratar de um tema tão polêmico. Sim, o livro é forte. E sim, o amor do Humbert pela Dolores é distorcido e doentio, mas algo no jeito que ele narra a história te faz quase entender. Não aceitar, é claro, mas entender.
Só fui comprar e reler o Lolita lá por 2012, e assim que o fiz me dei conta o quanto eu gostava do jeito que o Nabokov escrevia. Foi então que comecei a procurar mais livros dele. Porém, é difícil de encontrar e acho que tive muita sorte quando encontrei o Fogo Pálido em um sebo e paguei sete reais por ele (!!!). Claro que é uma edição surradinha de 1962, as páginas amareladas e marcadas, mas como eu amo livros velhos...
O Somos Todos Arlequins também consegui em sebo, sempre surtando quando acho algo assim, claro.

Depois disso consegui uma promoção do Submarino, em que todos os livros da Editora Alfaguara estavam com 50% de desconto, com isso consegui aumentar a coleção. Mas acho que o melhor que dele que comprei - depois de Lolita - ainda foi o Contos Reunidos, que consegui na Saraiva na época que trabalhei lá. Foi caro, mas valeu cada centavo. 
Bem, acho que qualquer um que já teve oportunidade de ler algum livro do Nabokov sabe do que falo quando fico NABOKOV-NABOKOV-NABOKOV. O cara era foda. Simples.
É isso aí, assim que a preguiça deixar quero continuar esse Top 5. Acho que quem me conhece já sabe quais são alguns dos outros autores, porque sou previsível assim mesmo. Beijos!